segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fronteira Brasil-Uruguai: Jaguarão-Rio Branco

O Casal Sensacional adora pegar uma estrada! Essa atividade está entre as favoritas de lazer. Há pouco, tiramos uns dias de férias (as últimas do exercício 2011, lamentavelmente…) e, como não podíamos fazer uma grande viagem (já que a grande viagem de 2011 foi nossa Sensacional Lua de Mel em Paris), resolvemos fazer um roteiro curtinho. Unindo o útil ao agradável (sim, pois precisávamos refazer o estoque de perfumaria, cosméticos e bebidas), fomos conhecer a fronteira Brasil-Uruguai mais próxima da capital gaúcha: Jaguarão-Rio Branco.

A estrada está em bom estado de conservação. Também pudera! Cerca de setenta reais em pedágio (ida e volta) tem mais é que garantir uma estrada em perfeitas condições. E, na verdade, nem precisaria cobrar tanto assim em pedágio para manter a estrada em boas condições, mas estamos no Brasil…

Ficamos hospedados na Pousada Recanto das Flores em Jaguarão. A pousada está instalada numa casa de família construída em 1900 e preserva mobiliário e documentos da época. A pousada é muito charmosa e os jardins são um encanto à parte. O atendimento também é um grande diferencial. Dona Lea, a proprietária atual da casa que foi de seus bisavós, é uma simpatia e muito atenciosa.

A pousada também conta com um bistrô muito charmoso e agradável onde o atendimento também se destaca. Os pratos , além de deliciosos, possuem excelente apresentação.

Além de todos esses atrativos, a pousada e o bistrô também apoiam e incentivam a cultura local. Quando estávamos lá, havia uma exposição de pinturas de um artista da cidade com releituras muito interessantes de obras consagradas tais como Moça com Brinco de Pérola, de Vermeer (que eu adoro!).

Ficamos no quarto Hibisco e dormimos numa cama de 1900!

2011-11-10 15.58.062011-11-10 15.57.37

A cidade em si parece ter parado no tempo e é bem interioriana. Apenas um semáforo para toda a cidade. Prédios históricos de bela arquitetura e um povo muito hospitaleiro são as características de Jaguarão.

A igreja principal da cidade, infelizmente, está correndo risco de desabamento. Uma lástima, pois, além de ser um prédio muito bonito, tem um valor histórico inestimável.

Há também uma outra igreja na cidade com uma história muito curiosa. Uma certa moça de família se envolveu com o cunhado, algo altamente condenável e vergonhoso para a época. Então, para se redimir e expiar seus pecados, construiu uma igreja repleta de mármore. Dizem que a estátua de Nossa Senhora que está na igreja tem as suas feições e um generoso decote. Esperta a moça. Deve ter pensado: eu faço a igreja, mas vocês não perdem por esperar… Atualmente, a senhora em questão, Dona Minervina Corrêa, descansa em paz no templo que construiu. Infelizmente, não pudemos visitar a igreja por estar fechada.

Uma das surpresas da cidade é uma padaria chamada Pane Mio, original de Pelotas. O ambiente é moderno e casual, com internet wireless à disposição dos clientes e o cardápio é repleto de delícias salgadas e doces. Aliás, o verso do cardápio está coberto de informações históricas sobre a cidade. Muito bacana! E o horário de atendimento se estende até as 23 horas. O local é ponto de encontro para happy hour na cidade.

2011-11-10 19.25.45

Visitamos também as ruínas da antiga Enfermaria Militar. Porém, por estar localizada numa zona mais carente da cidade, ficamos com certo receio de caminhar pela área e não descemos do carro. Logo, nenhuma foto. Na verdade, nem se pode considerar uma visita. Apenas passamos de carro e paramos um pouco para tentar enxergar melhor as ruínas. Há planos de construção de um centro cultural no local. Porém, a prefeitura deverá revitalizar a área, tornando-a mais segura.

Agora, vamos às compras nos famosos free shop! Não há tantas opções como há em Rivera, na fronteira com Livramento (que, na minha opinião, é a melhor em termos de infraestrutura). Porém, tem Neutral, o que resolve quase que 100% das nossas necessidades de compras (que se resumem a perfumaria, cosméticos, maquiagem e bebidas). A ponte internacional que divide os países é muito bonita.

Eu sou suspeita para falar de fronteiras com o Uruguai; afinal, tenho família em Santana do Livramento e Rivera, tanto no lado brasileiro quanto no lado uruguaio, e estou acostumada a ir para lá desde pequena. Porém, é inegável que Livramento-Rivera é a melhor fronteira. Há mais opções de lojas e as duas cidades possuem ótima infraestrtura.

A fronteira Chuí-Chuy, na minha opinião, é a pior. Apelidei-a carinhosamente de Faixa de Gaza e, quem conhece o local, vai entender o sarcasmo. Porém, é trajeto necessário quando se pretende entrar no Uruguai costeando o litoral, viagem maravilhosa que já fizemos e pretendemos fazer ainda outras tantas vezes. Entramos pelo Chuy e fomos parando em diversas praias (Punta del Diablo, La Paloma, Piriápolis, Punta Ballena, Punta Del Este), fomos até Montevideo e, depois, até Colonia Del Sacramento. Roteiro sensacional que recomendamos!

Jaguarão-Rio Branco é a fronteira mais próxima de Porto Alegre. São cerca de quatro horas de viagem. Para uma viagem curta, vale a pena. Afinal, como eu já disse, tem Neutral, boa hospedagem, boa comida e atrativos históricos. No entanto, se você tiver um pouco mais de tempo, vale a pena ir até Livramento-Rivera que continua sendo imbatível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário