quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fazer do comum algo de extraordinário

Em visita ao MASP em dezembro do ano passado, o Casal Sensacional se deparou com um pensamento muito bacana. Trata-se de uma frase de autoria de Ludwig Tieck. (Claro que o mais bacana foi acabar de ler a frase e dizer ao Celo que havia adorado e ele sorrir e dizer que sabia que eu tinha adorado – essa cumplicidade é deliciosa!)

Ei-la:

“Deveríamos fazer do comum algo de extraordinário e então nos surpreenderíamos descobrindo que está muito perto de nós a fonte de prazer que buscamos em algum lugar distante e difícil. Estamos muitas vezes a ponto de pisar na maravilhosa utopia mas acabamos olhando por cima dela com nosso telescópio.”
Ludwig Tieck

Confesso a vocês que eu não fazia a menor idéia, até então, de quem era Ludwig Tieck. No entanto, fiquei feliz pois as palavras dele traduziam o sentimento que, instintivamente, costumo aplicar na minha vida (e com o qual tenho certeza de ter contagiado meu amado). Ou seja, não é preciso um grande acontecimento para ser feliz ou para se valorizar, basta valorizar as coisas pequenas e cotidianas e ser feliz: fazer do comum algo de extraordinário! Sábio, muito sábio.

Evidentemente, puxei papel e caneta para anotar (estava com preguiça de criar uma nota no smartphone – papel e caneta ainda tem seu charme). Depois, fui pesquisar sobre o autor das sábias e belas palavras. Ludwig Tieck, nascido em Berlim em 1773 (e falecido em 1853), foi um poeta, romancista, crítico, tradutor e editor alemão. Múltiplo, como Dannes gosta.

Um dos seus livros se chama Feitiço de Amor e Outros Contos. Preciso dizer que já está na minha lista “must have, must read”?Smiley piscando

Nenhum comentário:

Postar um comentário