domingo, 5 de dezembro de 2010

Sensacional Diário de Bordo: Fortaleza de Santa Teresa

Depois dos agradáveis dias que passamos em Colonia, iniciamos nossa viagem de retorno ao doce lar. Saindo de Colonia, fomos até Montevideo, onde paramos para almoçar, e seguimos viagem até La Paloma, onde passamos a noite. Evidentemente, estando no mesmo hotel (leia aqui), aproveitamos para nos deliciar com outro jantar e mais uma garrafa do maravilhoso Varela Zarranz (leia aqui). No dia seguinte, rumamos em direção ao Chuy/Chuí (fronteira carinhosamente apelidada de Faixa de Gaza), parando antes para visitar a Fortaleza de Santa Teresa cuja visitação não havia sido possível no início da nossa viagem.
A fortaleza data de 1762 e foi construída pelos portugueses com o objetivo de deter a invasão espanhola após a conquista de Colonia Del Sacramento. No entanto, em 1763, os espanhóis a invadiram. A fortaleza também foi palco da disputa entre portugueses e espanhóis ao longo dos anos, tendo sido, inclusive, ocupada pelo Brasil, de 1822 a 1825 e de 1827 até a independência do Uruguai em 1828 (pois, após a independência do Brasil de Portugal, o território uruguaio pertencia ao Brasil).
O exército uruguaio é o responsável pela conservação e manutenção dos fortes no país e faz seu trabalho com muita competência. É percepctível o respeito que o povo uruguaio tem para com sua história e seu passado e isso se traduz no trabalho de manutenção dos monumentos e patrimônios históricos.
A fortaleza está aberta para visitação pública de quintas a domingos, das 10 às 18 horas, por 15 pesos uruguaios (R$ 1,50) por pessoa. A visita é imperdível! O Casal Sensacional recomenda!
Nas proximidades, há, também, o Forte de San Miguel. Menor, mas igualmente interessante e bem conservado. Para quem gosta de história, é uma boa dica!
DSC02221DSC02229DSC02244DSC02256
Do roteiro que havíamos programado, ficou faltando apenas o passeio a Cabo Polonio, pois a gripe que vitimou o Celo no início da viagem não permitiu (e, depois, quando perguntei se ele queria ir, ele não se interessou muito e eu não insisti, pois já conheço o lugar). No entanto, é um belo passeio. Trata-se de um balneário onde não é possível chegar de carro. É necessário deixar o carro em um estacionamento e utilizar o transporte local (4x4). É um vilarejo de pescadores, com pouca infraestrutura, mas muito bonito, uma espécie de reserva ecológica. A maior atração são os leões-marinhos. É possível admirá-los tomando sol nas pedras e chegar bem perto deles. Há também um farol bastante interessante no local. Boa dica para quem gosta de curtir a natureza!
DSC09701
Cabo Polonio, 2008 - leões-marinhos nas pedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário