domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cineminha

O Casal Sensacional, cinéfilos de carteirinha, montou um verdadeiro aparato no Lar Doce Lar, para poder curtir um cineminha com todo o conforto e aconchego. Tanto na sala, quanto no quarto. Celo é o mais indicado para fornecer maiores detalhes técnicos, mas contamos com Full HD, Blu-Ray (BD), leitor de DivX HD, etc. Beleza pura!

Nossa coleção de DVDs é vasta e eclética (bem como as coleções de livros e CDs). Portanto, diversão garantida 365 dias por ano!

Semana passada, assistimos Amadeus, que conta um pouco da história de Mozart. O filme é de 1984 e foi dirigido por Milos Forman, com roteiro de Peter Schaffer, autor da peça homônima apresentada pela primeira vez em Londres, no National Theatre, em 1979. A história é narrada por Antonio Salieri (interpretado por F. Murray Abraham), compositor oficial da corte do imperador José II, da Áustria. Salieri não era um compositor medíocre, como o filme faz crer. Na verdade, foi um músico de bastante sucesso em sua época. O filme, portanto, não é fiel à história, pois possui pouca relação com os fatos. Salieri e Mozart, na verdade, poderiam ser amigos, embora a rivalidade pudesse existir. O boato de que Mozart teria sido envenenado por Salieri nunca se confirmou.

No entanto, o filme traz boa dose de realidade. No dia do enterro de Mozart chovia fortemente e nem Constanze, sua esposa, nem os amigos puderam acompanhar o enterro. Assim, o corpo do compositor foi destinado a uma vala comum do Cemitério de São Marcos, em Viena, e até hoje não se sabe onde estão seus restos mortais.

O filme é simplesmente maravilhoso! Figurino, fotografia, atuações e, evidentemente, trilha sonora! Afinal, quem não gosta de Mozart?

E, é claro, não posso deixar de citar a interpretação de Tom Hulce, em uma de suas poucas aparições cinematográficas, pois o ator dedica sua carreira ao teatro, atuando, dirigindo e produzindo. Inesquecível a risada que Hulce compôs para Mozart!

1244851549_amadeus07 adoro cinema

O Casal Sensacional recomenda: assista Amadeus!

1244851545_amadeusposter03


2 comentários:

  1. Pra mim, só Beethoven acima de Mozart. A propósito, ja´viram o "Minha amada Imortal", filme sobre o Beethoven.

    Das raras vezes que eu chorei vendo um filme (senão a única), é quando toca a 9 sinfonia. (que aliás, é meio antagonico, pois a cena em si é triste, e toca a Ode à Alegria na mesma hora...)

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vimos mas vamos colocar na nossa lista. Obrigado pela dica!

    Abraço.

    ResponderExcluir