domingo, 23 de outubro de 2011

Chef Spera ataca novamente!

Hoje, a Sra. Spera vem relatar uma agradabilíssima surpresa! Todos sabem que o Sr. Spera gosta de se aventurar na cozinha, mas não é assim, digamos, muito habilidoso.  Vocês devem se lembrar que ele já quis fazer arroz na máquina de pão, que já assou pizza com a embalagem por baixo e que teve desventuras para fazer ovos cozidos… No entanto, no final de semana passado, foi lançado um desafio: o almoço do próximo sábado (ontem, portanto) ficaria sob sua responsabilidade.

Desafio lançado e aceito, Sr. Spera se comprometeu a pesquisar receitas na internet e surpreender positivamente Sra. Spera que, por sua vez, estava mais preocupada com a bagunça que essa aventura poderia resultar na cozinha…

Evidentemente, Sr. Spera, durante a semana, havia se esquecido do seu compromisso doméstico de fazer o almoço de sábado, mas, ao chegar de viagem na sexta-feira, foi carinhosamente lembrado pela Sra. Spera. E, assim, pesquisou as receitas, fez a lista de compras, foi ao supermercado e avisou Sra. Spera que o almoço seria espetacular.

Eis que chega o sábado. Sra. Spera foi à estética e Sr. Spera lançou-se à aventura de fazer o almoço.  (Viram só como é bom assistir aos programas de Jamie Oliver com o maridão!!!) E, é claro, antes de sair, Sra. Spera fez questão de ressaltar que acredita nos talentos culinários do amado marido!

Sra. Spera retorna ao Lar Sensacional Lar e, logo na entrada, já sente um cheirinho maravilhoso de comida. Porém, a porta da cozinha estava fechada e sua entrada no recinto era terminantemente proibida. A mesa já estava posta, aguardando somente os pratos principais.

Sr. Spera anunciou que a Sra. Spera havia chegado bem no momento em que o último prato ficara pronto. Hummmmm…..

Eis que surgem as estrelas do almoço: filé mignon ao molho de champignon, batata gratinada, arroz (feito na panela elétrica, ele acertou!) e salada de tomate uva. Simplesmente deliciosos!!!

Resumo da ópera: o almoço estava simplesmente delicioso mesmo! Sr. Spera surpreendeu positivamente nos dotes culinários!!! Nota dez!!!!!!!! Muito, muito bom!!!

 

2011-10-22 11.46.45

2011-10-22 11.46.32

Muito bem, Sr. Spera! Parabéns!!! O senhor já pode fazer o almoço a cada quinze dias, que tal?

 

Celo, te amo e te admiro cada vez mais, ainda mais quando revelas esses talentos desconhecidos! Lucky me!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Decorar o Lar Doce e Sensacional Lar!

Com o projeto do Casamento Sensacional, paramos com o projeto de (re)decoração do Lar Doce e Sensacional Lar. No entanto, as idéias não nos abandonam (e todos sabem que a minha mente é campo fértil para as mais variadas idéias dos mais diversos assuntos), e, assim, mantivemos vários desejos que agora começamos a pensar em realizar.

Falta terminar alguns pequenos detalhes do nosso banheiro que foi todo reformado no início do ano passado. Queremos reformular a sala de jantar, pois a atual é um daqueles “quebra-galhos” que acaba durando tempo demais. Queremos pintar o apartamento, pois estamos cansados do branco. E assim por diante… Não é nenhuma grande revolução, mas sabemos que são os detalhes que fazem toda a diferença.

E eu, nas minhas intermináveis (e deliciosas) pesquisas (sim, eu pesquiso muito sobre tudo o que me interessa e gosto de fazer isso), fui acumulando o que chamo de inspirações: idéias que acho bacanas e que poderão (ou não) ser colocadas em prática.

Entre essas inspirações, uma das que acho mais fofas é esse criativo cabideiro. Prático, bonito e funcional, exatamente como eu gosto. Quem sabe ele ainda não vai figurar no nosso hall de entrada, hein?!

cadideiro hall

E parece bem simples de fazer, né? Ah, se eu fosse habilidosa para essas coisas! Ou se o maridão fosse… Mas, quando o assunto envolve artesanato e marcenaria, acho que ambos deixamos a desejar… Bem, há um tutorial DIY (do it yourself) disponível aqui. Quem sabe… Se conseguirmos fazer essa proeza sensacional, postamos a foto, ok?!

Crédito da imagem: BHG

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O Casamento Sensacional no Sempre Noiva!

Recentemente, o Casamento Sensacional figurou em dois artigos do Sempre Noiva. A cobertura fotográfica realizada por Liliane Gimenez e André Ricardo ilustrou o tópico Sempre Juntos (veja aqui). E, depois, foi a vez da cobertura cinematográfica da Infinite Filmes, de Cristian Derois, mostrando o nosso teaser (veja aqui).

Agradecemos, novamente, aos excelentes profissionais que escolhemos para estar ao nosso lado nesse momento tão especial de nossas vidas. Liliane, André e Cristian, a nossa escolha foi mais do que acertada e jamais nos cansaremos de agradecer; afinal, como eu já disse um milhão de vezes, vocês eternizaram com maestria nossa felicidade!

Agradecemos, também, à equipe do Sempre Noiva pela oportunidade de compartilhar com outros tantos casais o nosso Casamento Sensacional.

100 CS101 1 CS106 CS112127133146 cs

Post originalmente publicado no blog Casamento Sensacional.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Receitinhas Sensacionais!

O Casal Sensacional adora brincar na cozinha! E, ultimamente, Dannes anda inspirada pelas aventuras do chef inglês Jamie Oliver de quem sempre foi fã, mas cujo programa anda acompanhando com maior frequência. E, é claro, Dannes sempre dá seu toque pessoal às receitas do mestre.

Ontem, foi a vez de reproduzir uma dessas receitinhas sensacionais. E o resultado foi absolutamente delicioso!!! Tanto que não sobrou nada para contar história ou posar para fotos…

Então, a pedidos (pois a postagem no Facebook rendeu muitos comentários), vamos compartilhar a receita, ok?

Dannes faz tudo meio “de olho” e não se prende muito a quantidades exatas. Portanto, não esperem medidas precisas de ingredientes.

Vamos lá!

CANELONES DE ESPINAFRE COM RICOTA AO MOLHO DE TOMATE COM MANJERICÃO (inspirada em receita de Jamie Oliver)

Refogar 01 cebola grande picada com 06 dentes de alho picados. Temperar com sal e ervas finas e um pouco de azeite de oliva. Depois que a cebola e  o alho estiverem bem refogados, acrescentar as folhas de espinafre e tampar a panela. Depois de alguns minutinhos, mexer para misturar os ingredientes e reforçar o tempero com mais uma pitada de sal, ervas finas e azeite de oliva. Reservar.

Para o molho, o procedimento é muito simples. Lave 04 ou 05 tomates e algumas folhas de manjericão. Coloque no processador e aperte o botão! O molho está pronto. Despeje num refratário (nós colocamos um pouco de queijo ralado sobre o molho).

Pré-aqueça o forno por cerca de 10 minutos.

Monte os canelones (nós usamos massa de lasanha cortada ao meio), recheando com o espinafre refogado e ricota (nós usamos queijo quark e ficou excelente e saboroso), e vá colocando sobre o molho no refratário. Finalize com bastante queijo ralado.

Leve ao forno convencional por cerca de 30 a 40 minutos (dependendo do forno, em temperatura média-alta). O importante é dar tempo de cozer a massa e o molho e gratinar.

Ficou leve e delicioso!!!

Bom apetite! Smiley piscando

domingo, 2 de outubro de 2011

Wild life: the kitchen

De todas as peças de uma casa, o território mais estranho a um homem é a cozinha. É bem verdade que às vezes alguns exemplares do nosso gênero se metem a cozinheiros e se saem muito bem. E alguns excepcionalmente bem. Mas nas CNTP, a cozinha é território não cartografado num cérebro masculino, com exceção da geladeira, que está na cozinha por engano pois todo mundo que tenha dois neurônios sabe que o lugar dela é na sala, perto da TV e do computador.

De qualquer forma, como Dani já disse aqui, tivemos um fim de semana movimentado na nossa cozinha. Ela encasquetou que ia fazer os pratos apresentados num dos programas do Jamie Oliver porque são gostosos (dá pra ver pelas imagens na TV) e simples (ele faz tudo em 30 minutos – reais!, viu Ana Maria Braga?).

Até aí, nada de mais, até a hora de comprar os ingredientes que faltavam: a desconhecida (para mim) endívia e a misteriosa acelga. Foi preciso rodar uns 90 minutos de carro atrás dos lugares onde dona Dani pensava que poderíamos encontrar esses ingredientes malditos mas de nada adiantou. No fim das contas, tentamos no Zaffari, que é nosso vizinho, e lá encontramos pelo menos a endívia. Da acelga, nem sinal. Mas a dita cuja não fez falta. Trocamos por uma belíssima couve e tudo deu certo.

Os pratos ficaram realmente deliciosos mas Dani aprendeu uma lição (espero!): na TV tudo dá certo. Ok, ok, Mr. Jamie Oliver de fato prepara seus pratos em mirrados 30 minutos mas (1) ele vive de cozinhar há anos e é especialista em pratos rápidos, (2) a cozinha dele parece mais um salão de baile, de modo que não falta espaço pra ele ir espalhando as coisas e preparando tudo enquanto que nós temos que sincronizar nossa inspiração e expiração para podermos entrar ao mesmo tempo no nosso cubículo, e (3) ele não precisa lavar a louça depois de terminar o programa. Mas a verdade é que valeu a pena, embora a Teoria da Relatividade tenha atuado novamente: enquanto para ele se passam 30 minutos, para nós foi algo como uns 90 minutos ou mais. Deve ser por causa da velocidade dele, próxima à da luz, o que causa a dilatação do tempo, etc. Einstein explica.

Mas a aventura não terminou aí. Ou, melhor dizendo, a dela terminou mas não a minha. Por conta de um exame médico que farei na segunda-feira, eu estou seguindo uma dieta bem específica. Meu cardápio de hoje inclui água, café, chá, chimarrão, refrigerante, Miojo e mais uns 3 ou 4 itens e isso não é modo de dizer.

Para quem não me conhece, eu sou um desastre na cozinha. Mesmo se levando em consideração o que escrevi no início deste tópico, meu caso é muito grave. Meu primeiro ovo frito explodiu e eu não tive coragem de tentar uma segunda vez. E falando em ovo, um dos itens que eu poderia comer hoje é um prosaico ovo cozido. Bem, prosaico para você. Ok, eu não sou um débil mental. É claro que eu sei fazer um ovo cozido! Quem não sabe?

Comecei cozinhando dois ovos. Tudo certo: água suficiente para que ficassem totalmente submersos; depois que a água ferveu eu esperei por uns 10 minutos e voilà! Tudo pronto. Mas na hora de descascar os malditos ovos, eles estavam meio moles. Tanto que as claras se rasgavam na minha mão enquanto eu tentava tirar as cascas. Depois foi a gema, ainda mole, que escorreu. Num acesso de raiva, joguei tudo fora. Vamos de novo…

Pensei cá com meus botões: “devo ter feito algo errado. Já sei! Agora vai dar certo! Vou colocar os ovos somente quando a água já estiver fervendo.” Dito e feito. Quando estava tudo borbulhando, coloquei dois ovos. E aí descobri que você não pode colocar ovos em água fervente porque a casca se rompe. Shit. De volta ao projeto.

Mas que diabos! É um ovo cozido ridículo! Como é possível que não dê certo?! Resolvi tentar mais uma vez. Mas o fato é que já eram 6 ovos e eu ainda não tinha comido nenhum! Um vexame. Desta vez resolvi pedir ajuda aos universitários. Confirmei com Dani que o procedimento da primeira tentativa estava correto. Fiz exatamente o que descrevi mas sei lá o que houve para dar errado. Só sei que usei exatemente o mesmo procedimento na terceira tentativa e desta vez tudo funcionou. Meu primeiro ovo cozido! Bem, na verdade, quinto e sexto mas não importa. Eu venci! Claro que houve um certo desperdício de material e consumi um pouco mais de gás do que seria esperado mas não podem esperar perfeição na primeira tentativa, não é mesmo? Coisas aparentemente simples podem ser bem complexas, às vezes.

Já me sinto mais confiante quando entro na cozinha. Sou um novo homem agora. Me sinto forte e poderoso! E nem vou falar da vez em que tentei fazer arroz na panela de pão. Essa fica pra outro dia.

Um dia de chef!

O Casal Sensacional resolveu testar algumas receitas de Jamie Oliver. Na verdade, Dannes inventou e, como sempre, aliciou Celo para a tarefa. Afinal, nada melhor que cozinhar juntos tomando um bom vinho, não é mesmo?

Nos divertimos bastante (ok, Celo sempre resmunga, mas se diverte e é um excelente handkitchen) e tudo ficou delicioso! Jamie Oliver que se cuide, hein!

Mostramos a vocês, agora, o resultado. Vejam com seus próprios olhos.

2011-10-01 21.18.30

Querem saber o menu? Endívias grelhadas ao molho de vinagre balsâmico, hortaliças cozidas e frango crocante com molho de mostarda e alho poró acompanhado de batatas dauphinoise! Yummy!