Montevideo é uma cidade encantadora! Adornada pela rambla (avenida que margeia o rio) que proporciona belas vistas do Rio da Prata e convida para diversas atividades. É usual ver as pessoas caminhando ou correndo pelos calçadões da rambla, admirando o pôr do sol, tomando um mate, pedalando, e até mesmo pescando! Sem falar nas praias… Nesta quarta, os termômetros marcavam 36° e os uruguaios lotavam as areias e as águas.
A cidade reúne todos os atrativos de uma metrópole conjugados com um charme quase provinciano e um respeito e orgulho admiráveis acerca de sua história, visível nos diversos monumentos e patrimônios muito bem conservados e mantidos. Um exemplo disso é o monumental Teatro Solís. Fazer uma visita guiada é obrigatório e imperdível! E o Casal Sensacional ainda foi além e assistiu um espetáculo de Moliére por módicos 90 pesos por pessoa (ou seja, 9 reais por pessoa – dá para acreditar???). O acesso à cultura e a sua democratização são sinais de que esse é um povo que realmente dá valor ao que importa!
O Teatro Solís, além de belíssimo, conta com um elenco residente de atores, funcionários do Estado, chamado de Comedia Nacional, cujo talento podemos testemunhar na peça teatral El Enfermo Imaginario. Apesar de centenário, o teatro se modernizou em muitos aspectos e abre suas portas para conquistar um público jovem e dinâmico através de uma sala intimista que reproduz o conceito de teatro de arena de forma muito contemporânea. Aplausos, muitos aplausos!!!
Fazer um city tour pela cidade também é excelente pedida! Eu mesma já fiz dois, sendo que o anterior foi melhor que o último em razão de ter sido conduzido por um guia turístico mais competente e instruído. Mas, enfim… são ossos do ofício!
Um almoço no Mercado Del Puerto (e de preferência acompanhado pelo delicioso Medio Y Medio – mistura de vinho branco e espumante simplesmente deliciosa!) também tem que constar do roteiro, bem como uma caminhada pelas ruas da Ciudad Vieja (bairro histórico).
Eu poderia descrever e enumerar mais uma série de coisas que fazem de Montevideo uma cidade espetacular, mas certamente essa postagem se tornaria deveras extensa. Assim, recomendo que programem uma visita à capital uruguaia e vejam tudo com seus próprios olhos!
Por fim, não poderia deixar de dizer que Celo se apaixonou pela cidade e constantemente fala sobre nos mudarmos para lá (veja
aqui), idéia com a qual simpatizo muito! Ou teremos que esperar pela Mega Sena acumulada ou pela aposentadoria…. Torçam por nós!
P.S.: Próxima postagem com fotos de Montevideo.
P.S.1: Todos que conhecem Dannes sabem de sua paixão pela capital portenha e de seus projetos de um dia morar por lá. No entanto, Montevideo também possui meu afeto e basta pegar o ferry boat para estar em Buenos Aires em uma hora!
P.S.2: Realmente, o Solís é divino. O Colón, em Buenos Aires, também é belíssimo! E o nosso São Pedro, apesar de mais modesto, também não faz feio (contrariando a opinião do meu amado marido exposta
aqui acerca do mais importante teatro da capital gaúcha em termos históricos).