segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Chefs, tremei!

Neste fim de semana aconteceu uma coisa inédita! Eu diria que várias almas escaparam do purgatório. Várias! Eu cozinhei! Grande coisa, dirá você, pobre leitor desavisado. Mas quem me conhece sabe que eu não sei fritar ovo. Aliás, meu primeiro (e último) ovo frito praticamente explodiu diante de mim na frigideira. Ainda não obtive uma cópia do laudo dos bombeiros pra saber exatamente o que eu fiz de errado.

Mas há uns dias, quando estive em casa, minha amada Dani fez novamente a receita de maminha na cerveja que ela viu em algum lugar. Hmmm. É uma delícia. E é tão simples que até eu (EU!) consigo fazer. E fica ótima.

Estou novamente em Brasília e decidi estarrecer o pessoal do apê mostrando que eu já sabia cozinhar! Foi um corre-corre danado. Vieram a imprensa, os bombeiros (de novo)... Veio até vizinho pra conferir. Mas todos foram bondosos comigo e disseram que ficou bom. O que eu desconfio que seja verdade porque (1) todos apareceram no trabalho no dia seguinte e (2) todos comeram com vontade.

"Mas que receita é essa afinal, que é fácil de fazer e fica gostosa?" Bem, como o nome já disse, é maminha na cerveja. Olhem só como é simples. Você vai precisar de uma peça de maminha de 1Kg depois de limpa, sem a gordura e outros excessos. Pegue uma panela de pressão e coloque um envelope inteiro de molho pronto (nós gostamos muito do Pomarola 100% natural mas fique à vontade para escolher outro), despeje uma latinha e meia de cerveja preta (a Xingu ficou boa e a Dado Bier Black Ale ficou ótima - o resto da lata você bebe, mané) e acrescente um envelope de creme de cebola em pó. Misture tudo bem direitinho e mergulhe a peça de maminha pra ela ficar toda submersa na gororoba. Coloque em fogo alto por 30 minutos. Você que não sabe cozinhar como o especialista aqui, vai ganhar uma dica grátis: comece a contar os 30 minutos depois que a panela começar a fazer o fuque-fuque. Depois de 30 minutos, pode servir que está pronto! Viu que simples?

Uma variação que inventamos foi preparar um pacote de capeletti pré-pronto pra misturar no creme resultante. Prepare o capeletti (10 minutinhos em água fervente) e quando a maminha estiver pronta, basta mergulhar o capeletti no molho da carne. Hmmmmmmmmmmmm. Fica bom demais!

Experimentem pra ver. É fácil e fica delicioso. Se você achar que ficou forte demais, basta colocar menos cerveja da próxima vez, mantendo os outros ingredientes. Só isso.

Até os bombeiros gostaram. :)

Bon apetit.

4 comentários:

  1. Meu amado chef, você "apenas" esqueceu de dizer à nossa legião de leitores/seguidores que a receita deve ser feita em panela de pressão. Mas você se saiu muito bem!!! Estou orgulhosa de você! E já pode fazer almoço em casa no final de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah! E os 30 minutos devem ser contados após iniciar a pressão.

    ResponderExcluir
  3. Isso que dá retardar a fome, né, amor? Comeu as palavras na sua leitura dinâmica. Eu disse que a panela era de pressão e que os 30 minutos eram depois do fuque-fuque dela. Ainda bem que como cozinheira é nota 10! Como comentarista de tópico vai levar só um 9 hoje. :)

    Te amo!

    Bacci!

    ResponderExcluir
  4. Hahahahahahaha
    Também te amo muuuuuuuuuuito!
    Devo ter me atrapalhado de tão orgulhosa que estou do meu marido gourmet!
    E tenho que registrar também que você faz excelentes sanduíches, torradas e omeletes. Sem falar na melhor pipoca do mundo, sobre a qual, inclusive, eu já fiz propaganda no blog!
    Ah! E é excelente auxiliar de cozinha! ;)

    ResponderExcluir