segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sensacional Diário de Bordo: Punta Ballena y Casapueblo

Punta Ballena é praia vizinha de Punta Del Este. Há duas teorias acerca da origem do seu n0me: uma diz que se deve à Serra da Ballena, cujo formato lembra o corpo de uma baleia; e a outra diz que se deve ao fato de que dali é possível se avistar baleias com freqüência. Independente de qual esteja certa, trata-se de um lugar belíssimo e charmoso (se começo a parecer repetitiva, me perdoem porque realmente gosto do Uruguai e seus recantos – ou seriam encantos?). Em Punta Ballena, fica a famosa Casapueblo.
Casapueblo foi a casa esculpida por Carlos Paez Vilaró, pintor e escultor uruguaio, onde ele morou e trabalhou por muitos anos. Atualmente foi transformada em museu e galeria de arte. Há também um hotel e um restaurante. Aliás, ficar hospedado na Casapueblo deve ser algo! Quem sabe na nossa próxima vinda, hein?!
Carlos Paez Vilaró é um artista múltiplo, trabalha com diversos materiais e expressa sua arte das mais diversas formas. Teve contatos com outros tantos artistas de relevância. Picasso, Vinícius de Moraes, entre outros. Vilaró tem uma trajetória de vida interessantíssima, tendo percorrido diversos países e conhecido distintas culturas que se refletem em sua obra. Para quem quiser saber mais, vale visitar o site.
Um dos filhos uruguaios de Vilaró (porque ele também tem filhos argentinos – e também há uma Casapueblo na Argentina, embora seja diferente) é um dos sobreviventes do acidente aéreo ocorrido com um avião da Força Aérea Uruguaia, em 1972, nos andes chilenos.
Interessante que escrevo essa postagem na Posada Don Antonio, em Colonia Del Sacramento (cidade interessantíssima que exala história e cultura e que terá destaque em breve no blog), que está repleta de quadros de Agó Paez Vilaró, filha de Vilaró. O trabalho dela segue a linha do pai, mas com um traços próprios.
Bueno, fiquem com algumas imagens da nossa visita à Casapueblo! Devo dizer que Celo adorou o lugar e disse que poderia viver feliz lá! Creio que Vilaró não esteja interessado em vender, então teremos que nos contentar em nos hospedar no hotel…
DSC01726DSC01730DSC01731DSC01737

Nenhum comentário:

Postar um comentário