sábado, 11 de setembro de 2010

Estréia do Casal Sensacional no Poa Em Cena: Tobari

A sexta-feira, 10 de setembro, foi marcada por grandes emoções. Primeiramente, porque, enfim, após uma longa temporada trabalhando em Brasília, Celo voltou ao Lar Doce Lar! Devo dizer que o aeroporto da capital gaúcha foi cenário de mais um reencontro caloroso do Casal.
À noite, o Casal Sensacional fez sua estréia no 17º Porto Alegre Em Cena. O espetáculo escolhido foi Tobari, com concepção, direção e coreografia de Ushio Amagatsu, do grupo de dança butô Sankai Juku (formado em 1975). A dança butô, cujos criadores são Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata, é chamada de dança das trevas, sendo uma das mais arrojadas formas de dança contemporânea. O butô retoma antigas tradições do Japão e as conjuga com técnicas de dança ocidentais e destaca o conceito de que o dançarino não dança para si e sim para reviver algo muito maior.
O butô faz uma viagem ao inconsciente comum a todo homem, oriental ou ocidental, buscando a beleza e a decripitude, a simplicidade e a complexidade, o cômico e o trágico, apresentando seus contrastes, muitas vezes tênues, através de uma performance corporal que conduz à poesia.
Tobari (em japonês, pedaço de tecido que separa um espaço em duas partes) é um espetáculo que celebra o ciclo da vida em seu paciente e infinito renascer. Apresenta o ciclo vital, organizado em nascimento, morte e renascimento. 
Tobari é inquietante e transcendental. Pode ser difícil para olhos desacostumados ou para os inquietos ocidentais. Na minha opinião, duas palavras apenas são capazes de definir o espetáculo: absurdamente belo!
Ao final da apresentação, o público inteiro que estava presente no Teatro do SESI, aplaudiu incansavelmente e de pé os dançarinos por longo tempo. Merecidamente!






Nenhum comentário:

Postar um comentário