terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sensacional Diário de Bordo: Piriápolis

Piriápolis é um balneário cheio de charme vizinho a Punta Del Este. Em termos de praia, é meu cantinho predileto do Uruguai. Simplesmente adoro!
A cidade foi fundada por um visionário, de quem herdou o nome, Dr. Francisco Piria. Piria era maçon e, posteriormente, tornou-se alquimista. Encantando com a beleza daquelas terras, e com espírito empreendedor, tratou de fazer loteamentos e vendê-los, convencendo as pessoas de que ali seria a praia mais bela. Um visionário, não? O empreendimento deu certo. Lotes foram vendidos para uruguaios e argentinos. A presença dos argentinos, que foram os primeiros visitantes do lugar, dá nome à rambla (avenida que margeia as reluzentes águas) e se impõe no Hotel Argentino que também possui um cassino e foi o primeiro hotel construído (juntamente com o Hotel Piriápolis).
A cidade tem outros atrativos: o Cerro San Antonio, um belo morro de onde se tem uma vista imperdível da cidade e onde há uma capela em homenagem a Santo Antônio e também um teleférico; o Cerro Del Toro, onde há uma estátua em bronze de tamanho natural de um touro que verte água pela boca (Piria acreditava que essas águas tinham propriedades curativas); o Cerro Pan de Azucar, com sua cruz de 35 metros e uma reserva ecológica. Há, ainda, o Castelo de Piria, construído para moradia do fundador da cidade (que, ironicamente, residiu apenas 365 dias no castelo). O castelo está repleto de referências à maçonaria e, especialmente, à alquimia. As árvores plantadas em seu entorno seriam energéticas. Um lugar muito bacana que trasmite uma energia de paz e serenidade. Vale a visita!
Ficamos hospedados no Hotel Boutique Bakari, recém inaugurado (no final de outubro). Aprovadíssimo! Excelentes instalações e atendimento. O Casal Sensacional recomenda!
Foi em Piriápolis que, infelizmente, erramos ao escolher o restaurante para jantar. Fomos no Terranova, como contei no outro blog (clique aqui), onde o vinho era ruim, a comida insossa e o atendimento não era grande coisa. Mas viajar é assim mesmo: um dia se acerta e outro não. Ossos do ofício!
Passeamos pela praia, desfrutamos da piscina aquecida do hotel, visitamos o Cerro San Antonio e o Castillo de Piria, e, certamente, voltarermos muitas e muitas vezes!

DSC01744DSC01746DSC01771DSC01793

2 comentários:

  1. Qdo forem voltarem a Piriapolis vou junto Desta vez ja foram sós...hehehe..ate porque sou uma companhia muito agradavel.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Desculpem o erro acima. Retirem a palavra"forem".Obrigada .Bjs

    ResponderExcluir